-
Arquitetos: H&P Architects
- Área: 36 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Le Minh Hoang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Flutuante de Bambu é um modelo habitacional para os habitantes do Vietnã cuja subsistência é baseada no rio, especialmente aqueles no Delta do Mekong. É um novo tipo de casa de três compartimentos feita de bambu maciço (diâmetro d = 3-4,5 cm, com 3 e 6 metros de comprimento) que são unidos simplesmente com fechos e amarras.
A casa é coberta (externamente) e dividida (internamente) com materiais leves (folhas de bambu tecidas e comprimidas, folhas, chapas onduladas de ferro, telas de bambu, etc.) e possui um grande telhado para coletar água da chuva e aproveitar a energia solar. Os sistemas de portas que podem abrir e fechar flexivelmente ajudam a tornar a casa resistente o suficiente em eventos climáticos adversos, criando uma identidade típica - como flores em meio às águas.
A casa pode permanecer flutuando na água graças aos seus sistemas de tambores de plástico amarrados sob ela. No centro da casa estão tanques de armazenamento de água e tanques sépticos. Tem uma área quadrada (6m x 6m) com dois níveis que podem ser estendidos para aumentar a área de uso. Quando os painéis do segundo andar são removidos, a casa se torna muito mais espaçosa (funcionando como casa comunitária, sala de aula ou biblioteca, etc.), uma reminiscência da casa Rông, pavilhão Đình - lugares típicos e duradouros do povo vietnamita.
No futuro, espera-se que uma aglomeração flutuante pacífica de vários agrupamentos residenciais tome forma quando muitas casas flutuantes forem conectadas umas às outras por meio de playgrounds flutuantes, jangadas para cultivo de vegetais, áreas de criação de peixes, etc.
O Vietnã é um dos países mais afetados do mundo pelas mudanças climáticas. Como previsto, 47% da área do Delta do Mekong e 13% da área do Delta do Rio Vermelho serão submersos pelo aumento do nível do mar em 1 metro, afetando diretamente de 20 a 30 milhões de pessoas. Nesse contexto, esta casa é considerada uma alternativa útil para milhões de famílias pobres criarem, o mais rápido possível, um alojamento estável e seguro para si mesmas e se adaptarem ao pior cenário de resposta às mudanças climáticas.